quarta-feira, 22 de junho de 2011

Principais produtos perigosos transportados no Brasil

Hipoclorito de sódio 

Características: O Hipoclorito de Sódio (NaCEO), obtido geralmente pela reação de cloro com uma solução de Soda Caustica. E utilizando principalmente no tratamento d’água, podendo ser usado em lavagem de roupas, limpeza doméstica, etc. É também chamado de cloro ou cloro líquido.
Aplicações : Utilizado no branqueamento de polpa de papel, tecidos, branqueador doméstico, purificação de água, entre outros. Consumido por usinas de tratamento de água, hospitais e laboratórios, no uso doméstico como alvejante, indústria química, entre outros.
Manuseio e estocagem: Manter os recipientes fechados e etiquetados adequadamente. A armazenagem deve ser feita em área coberta, fresca e ventilada.

Riscos e Toxicologia
Soluções de Hipoclorito de Sódio são relativamente corrosivas a pele e tecidos devendo ser manuseados com cuidado. Seus efeitos são devidos principalmente ao seu poder oxidante e a alcalinidade.Deve-se evitar o contato com ácidos, porque o mesmo, provoca a liberação de gás cloro, o qual pode provocar uma intensa irritação das mucosas, com tosse, vômitos e lacrimação.
Utilização: Largamente utilizado como bactericida e germicida, e que por este motivo e o produto mais usado para tratamento de água e piscinas, utilizado para branqueamento de tecidos, síntese de alguns produtos clorados, usado como fungicida e no branqueamento de rejuntes de azulejos e pisos.

Normas de Segurança: É indispensável o uso do EPI adequado para produtos químicos, ou seja; luvas preferencialmente as de cano longo, botas, avental, óculos e protetor facial. Este equipamento requer inspeção regular, limpeza e reposição constante. Os óculos devem ser do tipo químico com assentamento perfeito, protetores laterais e ventilação que não permita entrada de líquidos.


Primeiros Socorros

Olhos: O contato do hipoclorito com os olhos provoca a conjuntivite. As concentrações mais elevadas provocam um edema dos olhos e um aspecto leitoso temporário da córnea. Deve-se lavar com bastante água durante um período de 15 minutos.

Pele: Quando em contato com a pele, provoca vermelhões e queimaduras. Deve-se lavar com bastante água.


Ingestão: Quando ingerido, provoca queimaduras nas vias digestivas, liberação de cloro no estômago, vômitos e alteração do sangue. Deve-se tomar água em abundância e procurar atendimento médico imediatamente.


Procedimento em caso de vazamento e derramamento

Isolar e ventilar a área mantenha o vento pelas costas, use equipamento de proteção individual. Use água para resfriar e dispersar o vapor. Para pequenos vazamentos absorva com terra, areia ou outros materiais absorventes não combustíveis e armazene adequadamente para disposição final.

Armazenamento

O Hipoclorito de Sódio deve ser estocado á granel, em tanques de PVC, polietileno, polipropileno, fibra de vidro ou em bombonas opacas ou escuras. O local deve ser fresco, protegido da luz e bem ventilado


EMBALAGENS COMERCIALIZADAS:
FRASCO C/ 01 LITRO
BOMBONA C/ 05 LITROS- IC
BOMBONA C/ 20 LITROS-IC
SIMBOLOGIA: 8
ONU: 1791     
CAS: 7681 – 52 – 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário